"Quanto custa um acidente de trabalho?" Se você é profissional de segurança do trabalho, pode ter certeza que a resposta a essa pergunta é um “trunfo”.
Com ela, você será capaz de conseguir mais investimentos em prevenção junto ao seu chefe e os resultados em segurança do trabalho serão mais evidentes.
Todo acidente de trabalho, independente de sua gravidade, gera prejuízos para a empresa. Como será mostrado a seguir, esses prejuízos, tanto à vida de seus colaboradores quanto ao capital da empresa, podem ser evitados com prevenção.
Qual a importância de levantar os custos de acidentes de trabalho?
O levantamento de custos de acidentes de trabalho permitirá:
- Mostrar à empresa os prejuízos decorrentes da falta de prevenção;
- Comparar os custos de acidentes com os custos de prevenção (aqueles associados às ações de implantação de medidas de controle);
- Entender as necessidades para implantação das medidas preventivas;
- Controlar melhor os custos da empresa
Quais os custos de acidentes de trabalho?
Acidentes de trabalho geram custos (prejuízos financeiros) para o empregado, para a empresa e para a sociedade.
Para auxiliar na explicação, analise o seguinte case:
Durante a operação de uma ponte rolante, um cabo se rompe e a carga de 3 toneladas despenca sobre um conjunto de equipamentos. Estilhaços são projetados e um deles atinge a cabeça do operador, levando o mesmo ao desmaio.
Os socorristas prestam os primeiros socorros à vítima, levada à seguir ao hospital mais próximo pela ambulância da empresa.
Os colegas de trabalho, preocupados, buscam informações sobre o companheiro acidentado.
Uma equipe multidisciplinar, composta por Técnicos e um Engenheiro de Segurança do Trabalho, funcionários do setor, gerentes, coordenadores e integrantes da CIPA é acionada para analisar as causas do acidente.
A ponte rolante fica interditada por 2 dias, o funcionário permanece afastado por 30 dias e perde a visão de um dos olhos.
Após a análise do case, os custos do acidentes levantados foram os seguintes:
- Custo decorrente da parada da produção;
- Custos de materiais usados para primeiros socorros ao acidentado;
- Despesas com transporte do acidentado;
- Custos da diminuição da produtividade da equipe de trabalho devido ao impacto psicológico;
- Despesas com reparo, substituição de peças da ponte rolante;
- Prejuízo material dos equipamentos danificados
- Horas de trabalho despendidas pelos supervisores e por outras pessoas na ajuda ao acidentado e na investigação das causas do acidente;
- Custo de afastamento do empregado com pagamento do seu salário integral durante os 15 primeiros dias de afastamento, sem ele estar trabalhando na empresa;
- Possíveis despesas jurídicas com defesa da empresa, caso o empregado processe a empresa, solicitando indenização pelos danos e perda da visão;
- Custos na seleção e preparo de novo empregado para operar a ponte rolante;
- Horas extras pagas necessárias para suprir o atraso da produção;
- Atraso no cronograma de produção e entrega de mercadoria.
O que fazer para evitar os acidentes de trabalho?
Para evitar essa situação, a melhor prática é trabalhar com foco na prevenção, de forma a reconhecer todos os fatores de riscos e controlá-los, impedindo que acidentes se concretizem.
A manutenção e inspeção regular são itens de suma importância para a prevenção. Mas, além disso, é de extrema importância a mobilização com os colaboradores, mostrando a todos a importância do uso de equipamentos e boas práticas para prevenção de acidentes.
Intervenções e eventos, como a SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, são ótimos momentos para conscientizar e promover a prevenção com os colaboradores.
Para saber como a POSTURE pode ajudar sua empresa, clique aqui e conheça todas as nossas Soluções para SIPAT.
Como calcular os custos de acidentes de trabalho?
A NBR 14280, “Cadastro de acidentes de trabalho - Procedimento e classificação”, apresenta um modelo de tabela para cálculo dos custos de acidentes.
Levando como base as informações contidas na norma, preparamos uma planilha para o cálculo dos custos de forma mais fácil e rápida. para baixar a planilha, basta clicar aqui.
Fonte: AmbienteSST
Fonte: AmbienteSST


0 comentários:
Postar um comentário