Custos de Acidentes de Trabalho - O que são e como calcular?



"Quanto custa um acidente de trabalho?" Se você é profissional de segurança do trabalho, pode ter certeza que a resposta a essa pergunta é um “trunfo”.


Com ela, você será capaz de conseguir mais investimentos em prevenção junto ao seu chefe e os resultados em segurança do trabalho serão mais evidentes.

Todo acidente de trabalho, independente de sua gravidade, gera prejuízos para a empresa. Como será mostrado a seguir, esses prejuízos, tanto à vida de seus colaboradores quanto ao capital da empresa, podem ser evitados com prevenção.

Qual a importância de levantar os custos de acidentes de trabalho?

O levantamento de custos de acidentes de trabalho permitirá:
  • Mostrar à empresa os prejuízos decorrentes da falta de prevenção;
  • Comparar os custos de acidentes com os custos de prevenção (aqueles associados às ações de implantação de medidas de controle);
  • Entender as necessidades para implantação das medidas preventivas;
  • Controlar melhor os custos da empresa

Quais os custos de acidentes de trabalho?

Acidentes de trabalho geram custos (prejuízos financeiros) para o empregado, para a empresa e para a sociedade.

Para auxiliar na explicação, analise o seguinte case:

Durante a operação de uma ponte rolante, um cabo se rompe e a carga de 3 toneladas despenca sobre um conjunto de equipamentos. Estilhaços são projetados e um deles atinge a cabeça do operador, levando o mesmo ao desmaio.

Os socorristas prestam os primeiros socorros à vítima, levada à seguir ao hospital mais próximo pela ambulância da empresa.

Os colegas de trabalho, preocupados, buscam informações sobre o companheiro acidentado.

Uma equipe multidisciplinar, composta por Técnicos e um Engenheiro de Segurança do Trabalho, funcionários do setor, gerentes, coordenadores e integrantes da CIPA é acionada para analisar as causas do acidente.

A ponte rolante fica interditada por 2 dias, o funcionário permanece afastado por 30 dias e perde a visão de um dos olhos.

Após a análise do case, os custos do acidentes levantados foram os seguintes:
  • Custo decorrente da parada da produção;
  • Custos de materiais usados para primeiros socorros ao acidentado;
  • Despesas com transporte do acidentado;
  • Custos da diminuição da produtividade da equipe de trabalho devido ao impacto psicológico;
  • Despesas com reparo, substituição de peças da ponte rolante;
  • Prejuízo material dos equipamentos danificados
  • Horas de trabalho despendidas pelos supervisores e por outras pessoas na ajuda ao acidentado e na investigação das causas do acidente;
  • Custo de afastamento do empregado com pagamento do seu salário integral durante os 15 primeiros dias de afastamento, sem ele estar trabalhando na empresa;
  • Possíveis despesas jurídicas com defesa da empresa, caso o empregado processe a empresa, solicitando indenização pelos danos e perda da visão;
  • Custos na seleção e preparo de novo empregado para operar a ponte rolante;
  • Horas extras pagas necessárias para suprir o atraso da produção;
  • Atraso no cronograma de produção e entrega de mercadoria.

O que fazer para evitar os acidentes de trabalho?

Para evitar essa situação, a melhor prática é trabalhar com foco na prevenção, de forma a reconhecer todos os fatores de riscos e controlá-los, impedindo que acidentes se concretizem.

A manutenção e inspeção regular são itens de suma importância para a prevenção. Mas, além disso, é de extrema importância a mobilização com os colaboradores, mostrando a todos a importância do uso de equipamentos e boas práticas para prevenção de acidentes.

Intervenções e eventos, como a SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, são ótimos momentos para conscientizar e promover a prevenção com os colaboradores.

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Como calcular os custos de acidentes de trabalho?

A NBR 14280, “Cadastro de acidentes de trabalho - Procedimento e classificação”, apresenta um modelo de tabela para cálculo dos custos de acidentes.

Levando como base as informações contidas na norma, preparamos uma planilha para o cálculo dos custos de forma mais fácil e rápida. para baixar a planilha, basta clicar aqui.

Fonte: AmbienteSST
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