Quando pensamos em saúde financeira, precisamos lembrar que ser saudável em relação a este termo, não é ser rico. Saúde financeira é ter o controle do dinheiro de forma que se possa atingir os sonhos materiais de curto, médios e longos prazos.
Uma pessoa que possui dinheiro, mas gasta descontroladamente não é saudável financeiramente, e tudo leva a crer que mais cedo ou mais tarde terá sérios reflexos, que poderão ser dívidas ou mesmo a impossibilidade de satisfazer suas vontades com o que tem, refletindo assim em outras saúdes, principalmente a mental.
É preciso lembrar que a saúde financeira não é considerada mais importante do que as saúdes física, mental e espiritual, mas, da sustentabilidade para as mesmas. Mesmo não sendo mais importante que as outras, é preciso ter uma grande preocupação, procurando a prevenção de problemas futuros que possam ocorrer. A melhor forma de se precaver é buscar um planejamento que possibilite adequar seu padrão de vida aos seus ganhos e, principalmente, aos seus sonhos.
Para a manutenção de uma saúde financeira equilibrada, em primeiro lugar, você deve elaborar um orçamento mensal. O orçamento dá uma ideia clara de quanto se ganha e de quanto se gasta, de modo a evitar que as despesas sejam maiores do que as receitas. Este não tem como objetivo restringir os gastos, mas sim estabelecer prioridades.


0 comentários:
Postar um comentário